Imagem banner | Modelo olhando seu couro cabeludo | Kérastase

Guia completo para tratar o couro cabeludo oleoso

Aprenda a identificar e controlar a produção de sebo para que seu cabelo fique mais limpo.

Seja qual for o seu tipo de cabelo, todos possuem algum nível de oleosidade no couro cabeludo. Entretanto, algumas pessoas têm, ou desenvolvem ao longo do tempo, demasiada oleosidade e isso pode se tornar um problema.

Antes de conhecer o tratamento que irá controlar a produção de sebo no couro cabeludo é importante entender o que é um cabelo oleoso e se o seu realmente faz parte desse contexto. Para isso, nós conversamos com o Tiago Parente, cabeleireiro e embaixador da Kérastase, para entendermos as peculiaridades desse tipo de cabelo.

Segundo o Tiago, os sinais que caracterizam o cabelo oleoso são a coceira, o aspecto pesado e grudado mesmo um dia após a lavagem, a aparição de caspa e o excesso de oleosidade no couro cabeludo, da raiz às pontas.

Se esse for o seu caso, a prioridade é garantir uma raiz limpa, com equilíbrio e manter o cabelo limpo. E não caia no mito de que lavar o cabelo diariamente é errado! O Tiago explica que não há problema, mas a recomendação é lavar e nutrir com produtos de qualidade e certos para o seu respectivo tipo de cabelo.

Para te ajudar nesse processo de cuidados com o couro cabeludo, separamos alguns cuidados importantes:

01
Cabeleireiro analisando couro cabeludo oleoso da mulher em salão de beleza.

Consulte seu cabeleireiro para descobrir o melhor cronograma capilar e produtos para você.

02
Mulher loira de costas segurando rabo de cavalo.

Consulte um dermatologista

Os médicos dermatologistas são especialistas e saberão informar qual é o tratamento ideal para sua pele.

03
Foco na mão massageando couro cabeludo de mulher sentada no lavatório.

Massageie o couro cabeludo

A massagem capilar estimula a circulação sanguínea no topo da cabeça, aumentando o nível de oxigenação e melhorando o transporte de nutrientes. Faça a massagem antes ou durante a lavagem, com as pontas dos dedos em movimentos circulares ao redor de toda a cabeça (evite usar as unhas, elas podem ferir a pele).

04
Foco na mão segurando cabelo de mulher.

Não use água quente, prefira morna ou fria.

05
Cabeleireiro lavando cabelo de mulher no lavatório do salão de beleza.

Aplique o condicionador somente nas pontas (da orelha para baixo).

Nosso embaixador reforça que não há cura para couro cabeludo oleoso! Ele sempre irá produzir sebo. Entretanto, você pode controlar a oleosidade utilizando os produtos citados acima ou a rotina de cuidados capilares que o seu cabeleireiro irá indicar.

Por fim, um ponto importantíssimo para o verão, ou durante períodos de alta umidade, onde você pode querer lavar o seu cabelo com mais frequência - já que o calor e o suor pioram o problema da oleosidade. Nessa época é indicado lavar o cabelo pelo menos três vezes por semana! Fazendo isso, você consegue remover o óleo acumulado no couro cabeludo.