Em algum momento da vida, você deve ter reparado que a escova ou pente fica com mais cabelos que o normal e perceber que o cabelo está caindo não é a melhor sensação. Já parou para pensar no que pode causar a perda do cabelo?
Não existe uma só causa para a perda dos fios, alguns problemas de saúde e falta de vitamina estão ligados diretamente a queda dos fios e, se for esse o caso, procurar um médico é a melhor opção.
O estresse é uma das principais causas da queda de cabelo e isso independe da idade. Muitas vezes alguma mudança no cabelo mostra que o nosso organismo tem algo de errado, portanto, antes de pensar na estética, é importante procurar um médico dermatologista e verificar a causa da perda capilar. Entre elas estão:
• Excesso de estresse
O estresse nos acompanha no dia a dia, seja no trabalho ou estudos, é complicado manter uma rotina sem turbulências. Além do nervosismo diário, o estresse pós-traumático pode contribuir com a queda capilar. O ideal é praticar atividades de lazer e diminuir a causa do estresse.
• Doenças
Algumas doenças como ovário policísticos e alterações hormonais da tireoide contribuem para a perda de cabelos. Nesses e em outros casos, o ideal é buscar um médico especialista e iniciar o tratamento.
• Gravidez
É comum algumas mulheres perderem cabelos após o parto, o motivo são as alterações hormonais ou o estresse pós-parto. É algo comum e não precisa se preocupar.
• Genética
Com o envelhecimento é comum os cabelos caírem, ainda mais se tiver uma predisposição genética para isso. Lembrando que a calvície acomete ambos os sexos.