Quais as principais causas da queda capilar?

Algumas são mais conhecidas e comuns que outras, por isso é importante conhecê-las e procurar o tratamento adequado.

Imagem em preta e branca de modelo

Em algum momento da vida, você deve ter reparado que a escova ou pente fica com mais cabelos que o normal e perceber que o cabelo está caindo não é a melhor sensação. Já parou para pensar no que pode causar a perda do cabelo?

Não existe uma só causa para a perda dos fios, alguns problemas de saúde e falta de vitamina estão ligados diretamente a queda dos fios e, se for esse o caso, procurar um médico é a melhor opção.

O estresse é uma das principais causas da queda de cabelo e isso independe da idade. Muitas vezes alguma mudança no cabelo mostra que o nosso organismo tem algo de errado, portanto, antes de pensar na estética, é importante procurar um médico dermatologista e verificar a causa da perda capilar. Entre elas estão:

• Excesso de estresse

O estresse nos acompanha no dia a dia, seja no trabalho ou estudos, é complicado manter uma rotina sem turbulências. Além do nervosismo diário, o estresse pós-traumático pode contribuir com a queda capilar. O ideal é praticar atividades de lazer e diminuir a causa do estresse.

• Doenças

Algumas doenças como ovário policísticos e alterações hormonais da tireoide contribuem para a perda de cabelos. Nesses e em outros casos, o ideal é buscar um médico especialista e iniciar o tratamento.

• Gravidez

É comum algumas mulheres perderem cabelos após o parto, o motivo são as alterações hormonais ou o estresse pós-parto. É algo comum e não precisa se preocupar.

• Genética

Com o envelhecimento é comum os cabelos caírem, ainda mais se tiver uma predisposição genética para isso. Lembrando que a calvície acomete ambos os sexos.

Modelo branca com cabelo ruivo

O tratamento deve ser de dentro para fora. Uma vez que a causa da perda capilar está em tratamento, o uso do shampoo, condicionador e proteção térmica ao secar ou alisar os fios só ajudam a melhorar e manter os cabelos na cabeça. A linha Genesis de Kérastase foi desenvolvida pensando na perda de cabelo.

Os produtos dessa linha possuem um complexo de ingredientes ativos composto por células estaminais de Edelweiss, raiz de gengibre e Aminexil. Seus cabelos são fortalecidos, nutridos e a retenção dos fios nas raízes é melhorada, garantindo assim 84% menos queda de cabelo devido à quebra.

Os shampoos limpam e nutrem o couro cabeludo fortalecendo a fibra e prevenindo a queda dos cabelos. Para os fios normais, finos ou oleosos o shampoo Bain Hydra Fortifiant é o ideal. Para quem tem cabelos mais grossos ou secos, o shampoo Bain Nutri Fortifiant é o que o seu cabelo precisa para reduzir as quedas. Com os mesmos ativos, o condicionador Foundant Renforçateur facilita o desembaraço e evita a queda capilar.

Um dos motivos da queda capilar, uma vez que não tem histórico de nenhum problema de saúde, é a alta temperatura do secador e da chapinha usados sem a devida proteção capilar. Por isso o sérum Défense Thermique é um fluido antitérmico que protege os fios do calor até 230°C.