Períodos de estresse e uma rotina agitada também podem fazer o cabelo cair mais do que o normal. "O estresse eleva o nível de cortisol, que está diretamente relacionado com a queda de cabelos, e uma alimentação muito desregulada também prejudica o ciclo folicular", explica Aline. Outra época em que a queda costuma ficar mais acentuada é na fase pós-parto. "Isso ocorre por causa da ação hormonal e do estresse físico que o corpo materno sofre durante o parto ou cesárea. Geralmente, durante a gestação, as mulheres ficam com o cabelo mais cheio por conta de uma alteração benéfica do ciclo folicular. A queda mais intensa começa quando o bebê está com 3 meses, mas tem tratamento, então as lactantes podem e devem procurar o dermatologista", afirma a expert.
Devido ao grande número de fatores que podem influenciar a queda e a quebra de cabelo, é fundamental que o tratamento seja personalizado de acordo com as suas necessidades.
"O diagnóstico é essencial porque dependendo da causa da queda de cabelos, o tratamento é totalmente diferente”, conta Aline. "Muitas mulheres investem em produtos que não são os ideais ou os mais indicados para o caso delas, alguns inclusive podem potencializar a queda de cabelos. Por isso, o primeiro passo para tratar a queda é consultar o dermatologista."
O médico, em parceria com o cabeleireiro, pode te ajudar a encontrar fórmulas que atendam o seu caso para te ajudar a ter os resultados mais rápidos e duradouros que for possível.
Outra ocorrência muito comum é um quadro de queda de cabelo associada a quebra, que é um caso à parte e geralmente ocorre por conta do excesso de químicas e transformações na cor e na textura dos fios. "A fibra capilar sofre com esses danos químicos, que acabam fraturando o fio. Por isso, a parceria com um cabeleireiro é fundamental. O cabelo danificado precisa de muito tratamento cosmético", explica Aline. Ela também conta que alguns hábitos do dia a dia colaboram para o enfraquecimento dos fios, o que facilita ainda mais a quebra. "Usar uma escova ou pente inadequado para o seu tipo de cabelo, por exemplo, pode tornar o cabelo mais fraco. Ferramentas de calor, como secador e chapinha, também danificam muito o fio, especialmente para as mulheres que têm o hábito de usá-las diariamente."
Para manter o cabelo denso, saudável e sedoso, o segredo é seguir uma rotina de cuidados com o corpo como um todo, por dentro e por fora. "A avaliação nutricional é fundamental porque o folículo piloso tem um metabolismo muito acelerado e precisa de nutrientes essenciais. Por isso, o dermatologista faz um check up laboratorial completo, e sempre trabalho em parceria com a nutricionista", afirma Aline.