Imagem preta e branca de três modelos

Cabelo cacheado: como identificar cada tipo de cacho

Para quem tem cabelo cacheado, conhecer as diferenças entre as curvaturas é essencial para acertar no ritual de cuidados.

Para quem tem cabelo cacheado, conhecer as diferenças entre as curvaturas é essencial para acertar no ritual de cuidados. Divididos em três grupos com três categorias cada, os cachos se classificam entre 2A, 2B e 2C (ondulados), 3A, 3B e 3C (cacheados) e 4A, 4B e 4C (crespos). Essas classificações identificam o grau de curvatura e determinam as particularidades de cada cacho - como ser mais ou menos seco, volumoso ou frágil. Para analisar qual o seu tipo de cabelo cacheado, observe os fios sem nenhum produto de tratamento ou finalização e veja em quais dessas características eles se encaixam. Importante: um mesmo cabelo pode, naturalmente, misturar mais de um único tipo de cacho, mas para garantir madeixas definidas, macias e brilhosas, é preciso identificar cada cacho para aprender a cuidar.

Os cabelos tipo 2 ficam entre o liso e o cacheado e têm menos definição

Modelo ruiva com cabelo cacheado

Mais conhecidos como cabelos ondulados, os cabelos do tipo 2 se caracterizam pelas ondulações abertas e pouco definidas que se formam no comprimento dos fios. Embora cada categoria tenha particularidades específicas, de forma geral, esses cabelos não costumam apresentar excesso de volume e podem ser oleosos na raiz e secos nas pontas.

Cabelo tipo 2A: é o cabelo ondulado que mais se aproxima do liso. Suas ondulações são bem abertas, o que torna mais difícil conseguir definição.
Cabelo tipo 2B: nessa curvatura, as ondulações são mais marcadas e em formato de “S”, o que remete às ondas de praia.
Cabelo tipo 2C: é o cabelo mais próximo do cacheado. Tem ondulações mais fechadas e define com facilidade.

Os cabelos do tipo 3 definem com facilidade e podem ser secos

Modelo negra com cabelo cacheado

Cabelos cacheados são visivelmente bem definidos, volumosos e exuberantes. Entretanto, devido ao formato dos fios, os óleos naturais produzidos no couro cabeludo não conseguem percorrer toda a extensão dos fios, fazendo com que essa curvatura sofra com o aspecto seco e falta de brilho.

Cabelo tipo 3A: esse tipo de cacho é mais aberto, podendo, em alguns casos, ser confundido com o cabelo 2C. No entanto, define com mais facilidade que o cabelo ondulado.
Cabelo tipo 3B: é o cabelo cacheado que tem formato de mola e é naturalmente bem definido, além de apresentar um volume considerável.
Cabelo tipo 3C: essa curvatura está mais próxima do cabelo crespo, pois é mais seco e forma cachos menores, porém ainda apresenta muita definição.

Os cabelos do tipo 4 são mais finos e mais volumosos que as demais curvaturas

Considerados cabelos crespos, os cachos do tipo 4 costumam ser finos, pouco definidos e têm maior propensão ao ressecamento, o que os torna mais frágeis e suscetíveis a quebra. Além disso, os cabelos crespos embaraçam e formam nós com mais facilidade, podem ser bastante volumosos e se retraem depois de secos - o que causa a impressão de serem mais curtos do que são na realidade.

Cabelo tipo 4A: os fios dessa curvatura têm o formato de molas bem fechadas e pequenas. Lembram o cabelo do tipo 3C, mas são mais volumosos e ressecam com mais facilidade.
Cabelo tipo 4B: esse tipo de cacho tem pouquíssima definição e sua estrutura lembra o formato da letra Z.
Cabelo tipo 4C: no extremo oposto do cabelo 2A, essa curvatura pode apresentar pouquíssima ou nenhuma definição. Seus cachos são bem pequenos, quase imperceptíveis, além de serem naturalmente opacos e propensos ao frizz.