Curl Manifesto

Cabelos cacheados e crespos: tratamento profissional para todas cacheadas e crespas com a nova coleção Curl Manifesto, de Kérastase

Cabelos cacheados e crespos: saiba as diferenças nas rotinas de cuidados com cachos dos tipos 3 e 4

O cabelo cacheado e o crespo têm formatos em espiral, mas cada um faz parte de uma categoria: o cabelo cacheado é denominado tipo 3 (3a, 3b e 3c) enquanto o crespo é chamado de cachos tipo 4 (4a, 4b e 4c). Apesar de ambos necessitarem dos mesmos ingredientes, como ceramida, glicerina e Mel de Manuka, há diferenças importantes na rotina de cuidados, como a frequência de lavagem, tratamentos e finalização. Se você souber cuidar exatamente do seu tipo de cacho, o resultado será um cabelo ainda mais saudável e belo! Confira quais são as diferenças nas rotinas de cuidados entre cabelos cacheados e crespos.


Qual é a maneira certa de lavar, tratar e finalizar o cabelo cacheado?

Como lavar o cabelo cacheado: na hora de lavar esse tipo de cacho, é muito importante fazer uma higiene mais delicada no fio, que é naturalmente mais seco do que o ondulado e liso. Além disso, os óleos são bons aliados para manter a nutrição dos fios, já que a oleosidade natural tem mais dificuldade de chegar nas pontas do cabelo cacheado por causa do formato espiral. A frequência de lavagem deve ser de 2 a 3 três vezes por semana para evitar ressecamento.

Como tratar o cabelo cacheado: o cacho do tipo 3 necessita de máscaras que tenham ativos para nutrir os fios para fazer a reposição da oleosidade natural. Para manter o cabelo cacheado saudável e livre de frizz, é importante fazer hidratações e nutrições a cada semana.

Como finalizar o cabelo cacheado: cremes de pentear, leave-ins e geleias enriquecidos com óleos vegetais são essenciais para finalizar esse tipo de cacho. Os óleos nesses produtos vão ajudar a definir ainda mais o cabelo e deixá-lo mais brilhante, além de ajudar na etapa de nutrição. Depois disso, é só finalizar os fios com o uso do difusor. Para o day after, um spray refresh ajuda a revitalizar os cachos.


Cabelo crespo: como lavar, tratar e finalizar o cacho do tipo 4

Como lavar o cabelo crespo: a dica para evitar o ressecamento do cabelo crespo, que é ainda mais seco do que os outros tipos de cachos, é fazer a técnica de pré-poo antes de aplicar o shampoo. Para isso, você deve aplicar um creme multifuncional ou óleos vegetais nas madeixas e deixar o produto agir por alguns minutos, evitando assim o ressecamento das pontas do cabelo crespo. A frequência de lavagem do cabelo 4A, 4B e 4C deve ser até 2 vezes por semana, e para fazer uma higienização delicada, invista em um shampoo hidratante e com baixo sulfato. Nos dias em que não lavar o cabelo, a dica é usar um spray refresh para revitalizar os cachos.

Como tratar o cabelo crespo: o cronograma capilar para cabelos crespos deve ser alternado com as etapas de hidratação e nutrição a cada semana. A reposição de óleos é muito importante para esse tipo de cacho e, por isso, uma máscara com óleos em sua composição é o ideal para tratar esse tipo de fio. Para reduzir ainda mais o aspecto ressecado e nutrir intensamente os fios, a dica é fazer uma umectação noturna com óleo vegetal ou com uma máscara de nutrição pelo menos uma vez por semana, como substituição da etapa de nutrição.

Como finalizar o cabelo crespo: o cacho de tipo 4 deve ser finalizado com cremes de pentear super concentrados para definir esse tipo de cacho mais estreito. Os cremes também devem ser enriquecidos com óleos vegetais para auxiliar na nutrição e no brilho. Depois disso, a dica é fazer técnicas que ajudam a texturizar o cabelo crespo, como o bantu knots e os twists.