Cabelo sedoso da raiz às pontas: como cuidar de cada parte dos fios

A melhor forma de conquistar um cabelo com brilho, toque macio e saúde da raiz às pontas é entender como cuidar de cada parte dos fios.

A fibra capilar possui características diferentes ao longo da sua extensão, fazendo com que cada região precise de atenção especial na sua rotina de tratamentos. Tomar as medidas certas para atender às variadas necessidades do fio faz toda a diferença para proporcionar integridade, força e maciez ao cabelo por completo.

Cabelo com brilho e maciez começa no couro cabeludo

Cabelo sedoso da raiz às pontas: como cuidar de cada parte dos fios

Para ter um cabelo bonito e saudável, é fundamental começar a rotina de cuidados pelo couro cabeludo. Por ser a região onde os fios nascem e onde se acumulam mais impurezas e oleosidade, é essencial realizar uma limpeza completa regularmente.

 

Para evitar danos como ressecamento, sensibilidade e rigidez na pele e na fibra capilar, o ideal é usar um pré-shampoo e um shampoo que atuem juntos para remover resíduos sem ressecar, como o Pre-Cleanse Régénérant e o Bain Régénérant da linha Chronologiste.

 

Opte por produtos regeneradores, que proporcionem higienização intensa e hidratação na medida certa, desobstruindo poros e nutrindo os fios desde a raiz.

Um cabelo sedoso requer cuidados com o comprimento e as pontas

Cabelo sedoso da raiz às pontas: como cuidar de cada parte dos fios

O comprimento e as pontas são as partes do cabelo que acumulam a maior parte dos danos com o passar do tempo por serem as mais antigas. A ação de agressores externos, como ferramentas de calor, procedimentos químicos e raios solares, afeta diretamente as camadas mais externas do fio, que perde força e pode se tornar opaco, quebradiço e afinado ao longo do tempo. 

 

Para oferecer resistência, hidratação e maleabilidade à fibra, o uso de produtos como máscara de nutrição no dia a dia é essencial. Invista em fórmulas como a da Masque Intense Régenérant de Chronologiste, que atua na regeneração da fibra e conta com ingredientes capazes de reparar os vários tipos de dano que o cabelo pode sofrer. É o caso do ácido hialurônico, por exemplo, que tem ação hidratante e ajuda a recuperar a densidade das pontas afinadas. Já a vitamina E tem ação antioxidante e protege os fios de agressões futuras, então também é uma boa pedida. 

Cabelo sedoso da raiz às pontas: como cuidar de cada parte dos fios

Aplicar um bom leave-in ao final do tratamento é outro hábito importante para selar as pontas e oferecer mais uma camada de proteção para o cabelo. Além de facilitar o desembaraço de nós, essa finalização também proporciona brilho radiante e maciez por tempo prolongado para reduzir e prevenir os sinais de envelhecimento capilar.

 

A linha Chronologiste inclui três opções para essa etapa final: Sérum Universel, encapsulado em pérolas de caviar para promover hidratação intensa e revitalização da raiz às pontas, Huile de Parfum, que é um perfume em óleo com ação altamente nutritiva, e Thermique Régénérant, que oferece proteção térmica até 230ºC e ação antifrizz por até 24h. Escolha a sua favorita e distribua pelo comprimento e pelas pontas do cabelo, massageando suavemente.