Cabelo seco e ressecado

Entenda a diferença entre cabelo seco e cabelo ressecado

Existem algumas diferenças entre o cabelo seco e o cabelo ressecado e elas são muito importantes para definir o seu tratamento capilar.

Cabelo seco e cabelo ressecado podem parecer sinônimos e eles até tem características semelhantes, como frizz e fios quebradiços, mas são dois tipos de cabelo diferentes.

O cabelo seco é um atributo hereditário, se você possui esse tipo de cabelo é por causa de motivos genéticos. As glândulas sebáceas de pessoas com esse tipo de cabelo produzem pouca oleosidade, deixando os fios opacos ou quebradiços, independente de terem sofrido algum tratamento químico.

Outro déficit natural são as escamas que compõem a camada externa do fio. Elas são mais abertas e isso deixa o cabelo mais vulnerável aos agentes externos (poluição, sol, vento).

Para o tratamento de pessoas com cabelo seco, o indicado é uma hidratação capilar de forma semanal. O shampoo e condicionador utilizados em casa, precisam ter propriedades hidratantes especificas para esse tipo de cabelo, assim como os produtos usados no salão.

Já o cabelo ressecado é o resultado de tratamento químico, danos físicos ou agressões externas. A pessoa está com esse tipo de cabelo, não é uma propriedade que nasceu com ela. Ou seja, o cabelo pode ser recuperado ao que era antes.

Algum desses processos citados pode ter causado um desequilíbrio nos fios, deixando-os desgastados. Dessa forma, a pessoa começa a perder água e nutrientes essenciais para o couro cabeludo e, consequentemente, fica com o cabelo ressecado.

Como isso ocorre por alguma razão, o primeiro passo para cuidar do cabelo ressecado é investigar o que desencadeou essa condição e imediatamente suspender o tratamento químico ou procurar evitar as agressões externas, por exemplo.

Feito isso, é preciso utilizar produtos que façam a reposição dos nutrientes perdidos. A linha Nutritive de Kérastase foi desenvolvida para pessoas com cabelo ressecado, tanto levemente quanto de forma severa.

Recomendamos o Kit Nutritive Magistral que possui em suas fórmulas um complexo de Gluco-active e extrato de Rizoma de Íris. O primeiro é uma combinação de lipídios, proteínas e glicose que recupera o equilíbrio nutricional da fibra, das raízes às pontas, e protege os cabelos do ressecamento. O rizoma é um órgão da flor de íris que ajuda a combater o ressecamento recorrente dos cabelos.

Independente do seu cabelo ser seco ou estar ressecado, ambos necessitam uma análise completa para você descobrir o melhor tratamento. Para isso, a Kérastase oferece um Diagnóstico Capilar online que vai indicar os produtos mais adequados para suas necessidades.